Vantagens do Ômega 3, Descubra Quais São Elas

Vantagens do Ômega 3, Descubra Quais São Elas

As vantagens do Ômega 3 são na verdade uma variedade de benefícios para a saúde relacionados às suas propriedades – principalmente – anti-inflamatórias. As gorduras provenientes dessa substância vêm em três formas principais: DHA (ácido docosaexaenoico), EPA (ácido eicosapentaenoico) e ALA (ácido alfa-linolênico).

O ALA é encontrado em certas nozes, sementes e alimentos de animais pastoreados, como carne bovina com pastagem e produtos lácteos, já o EPA e o DHA são encontrados em peixes gordurosos como o salmão e a cavala.

A imensa maioria das vantagens do Ômega 3 foi encontrada nas variações EPA e DHA, e é nelas que você tem que se concentrar mais em consumir para usufruir todas as vantagens de desse composto tão benéfico à saúde.

Os benefícios para a saúde dos ácidos graxos do Ômega 3 são imensos e provaram ser eficazes no tratamento e prevenção de centenas de condições médicas já avaliadas, e testadas cientificamente em pesquisas que já são realizadas há mais de três décadas.

 

Vantagens do Ômega 3

Vantagens do Ômega 3

Aqui estão as condições médicas mais comuns que foram tratadas por aqueles que consumiram mais alimentos com Ômega 3 por prescrição médica: colesterol alto, depressão, ansiedade, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), câncer, diabetes, inflamação, artrite, infertilidade, IBD (doença inflamatória intestinal), doença de Alzheimer, degeneração macular, problemas de pele (eczema e psoríase) entre outras.

Entre as Vantagens do Ômega 3, há a possibilidade em controlar o excesso de peso, além de promover uma gravidez saudável e a recuperação atlética. Mais ainda: há relatos de melhoria de pele, além do crescimento de cabelos e de unhas.

A deficiência de Ômega 3 é comum nos países industrializados devido ao excesso de consumo de gorduras denominadas de Ômega 6. É o tipo de gordura que causa uma proporção de obesidade enorme como acompanhamos nas Américas – em especial a América do Norte. Quando essa proporção de ingestão de Ômega 6 é muito superior à de Ômega 3, se tornando desequilibrada, isso causará inflamação sistêmica em todo o corpo levando a doença crônica.

Os sintomas de deficiência de Ômega 3 podem incluir memória, pele seca, problemas cardíacos, mudanças de humor, dor nas articulações e doenças autoimunes.

Você vai encontrar o tipo de pessoa mais comum entre os que possuem deficiência em Ômega 3, naqueles grupos onde há o consumo elevado de alimentos processados, óleos hidrogenados e até mesmo nos que fazem uma dieta vegana ou vegetariana.

Para ter acesso as vantagens do Ômega 3, se faz necessário atender um nível de Ingestão Adequada para cada tipo de pessoa. A média, para as mulheres, é de 1,1 g por dia; já para homens e de 1,6 g.

É lógico que esse número é uma média e esse valor é personalizado de pessoa para pessoa por seu médico ou nutricionista.

 

Entre as vantagens do Ômega 3 se destacam:

Entre as vantagens do Ômega 3 se destacam:

As gorduras Ômega 3 encontradas nos peixes selvagens podem ajudar a regular os batimentos cardíacos, reduzir a pressão arterial, diminuir a formação de coágulos sanguíneos e reduzir a inflamação geral, o que diminui o risco de ataques cardíacos e derrames.

  1. Reduz inflamações
  2. Diminui risco de depressão e aumenta a saúde cerebral
  3. Previne o câncer
  4. Saúde Cardíaca

Consumir de 2 a 3 porções de frutos do mar por semana mostrou diminuir o risco de câncer. O Ômega 3  trabalha para suprimir a inflamação, e as inflamações, como sabemos, são catalisadoras para certos tipos de câncer.

Devido ao papel do Ômega 3 na função cerebral, os pesquisadores constataram que os suplementos de ácidos graxos ajudam a aliviar a depressão. Além disso, há uma forte evidência de que as gorduras dessa substância melhoram o TDAH e também ajudam a combater a doença de Alzheimer e outras formas de declínio cognitivo e demência.

Estudos preliminares sugerem que o Ômega 3 pode ajudar a melhorar os sintomas de osteoartrite e dor nas articulações. A doença inflamatória intestinal também pode ser aliviada com suplementação de ômega 3.

Viu só a quantidade de vantagens do Ômega 3 na sua vida? Agora é só pensar numa dieta que o inclua e viver mais saudavelmente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *